quinta-feira, 17 de maio de 2007

Projetos de Ensino X Projeto Aprendizagem

Projetos de Ensino X Projeto Aprendizagem

A metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas favorece a cooperação, que se dá por trocas recíprocas e respeito mútuo. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar conceitos, por meio de procedimentos que ajudam o sujeito a desenvolver a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se. A avaliação é usada para verificar como o sujeito está pensando, que recursos já utiliza, que relações consegue estabelecer, que operações realiza ou inventa, ou seja, há um acompanhamento de todo o desenvolvimento da aprendizagem.
Assim, a metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas poderá ser uma porta que permitirá: aproximar-se da identidade dos estudantes; evidenciar e desenvolver talentos; favorecer o desenvolvimento de concepções humanistas; desenvolver a cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, senso crítico; repensar a estrutura de cursos, a organização do currículo por disciplinas e a maneira de estabelecê-lo no tempo e no espaço educacional; resgatar o que ocorre fora do espaço educacional formal, as transformações derivadas da imensa produção de informação; questionar a idéia de uma versão única da realidade; saber onde buscar a informação, como buscar e o que fazer com ela.
Na proposta metodológica abordada acima, é fundamental a mediação pedagógica do professor e a possibilidade de interação entre os atores envolvidos. São essas premissas que fazem à diferença na qualidade de um processo educacional, no qual se prioriza a aprendizagem e a cooperação. Durante a aprendizagem, é necessário um processo de reflexão do próprio sujeito sobre sua ação. O que muitas vezes ocorre é a imposição de uma única lógica responsável por transmitir o conhecimento, ao invés de propiciar o desenvolvimento lógico de cada um, o qual possibilitaria ao sujeito reconstruir conceitos, estabelecer relações, entender seu próprio processo de aprendizagem, melhorando sua auto-estima.
Assim, o professor assume o papel de animador da inteligência coletiva dos grupos com os quais está interagindo, centrando sua atividade no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: problematizando, desafiando, incitando a curiosidade, a troca de saberes, proporcionando a autonomia no processo da aquisição de novos saberes, desenvolvendo a cooperação, a mediação relacional e simbólica, etc.
Nesse processo o aluno terá maior possibilidade de interagir e expor seu próprio conhecimento e aprender junto com professo, colegas e ele próprio sugerindo, dando idéias e proporcionando assim um aprendizado mais completo.

Um comentário:

BREZOLIN disse...

MUITO LEGAL ESSA TUA POSIÇAO A RESPEITO DO ENSINO APRENDIZAGEM, NA DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE PROJETOS. O DE ENSINO E O DE APRENDIZAGEM.
ATÉ MAIS....